12/12/2016 17h12       Atualizado 13/12/2016 16h12

7 dicas para reduzir seus custos operacionais



 


Quando o “sapato” aperta muitas vezes precisamos mudar as estratégias e reduzir os custos na empresa. Para que você consiga fazer isso sem interferir na qualidade de seu trabalho e atendimento ao cliente eu preparei 7 dicas.

 

Confira:

 

1 - Conheça os custos: é preciso conhecer todos os seus gastos para conseguir reduzi-los. Faça uma avaliação de tudo e veja o que pode ser reduzido sem prejudicar as suas atividades. Por exemplo, muitas vezes desligar nobreaks, cafeteiras elétricas e outros aparelhos que consomem energia no fim do expediente pode ajudar a diminuir bastante a conta de luz. E assim acontece com outras situações também como copos de café, fotocópias, entre outros.

 

2 - Envolva as pessoas: converse com seus colaboradores e peça sugestões de mudanças que podem ser aplicadas para reduzir os custos. Com certeza eles irão ajudá-lo, pois é melhor cooperar do que correr o risco de perder o emprego.

 

3 - Aposte na gestão de estoque: utilize softwares que ajudem você a controlar as suas finanças e também os seus estoques. Assim você sempre terá produtos para oferecer aos seus clientes, mas sem desperdiçar.

 

4 - Analise as prioridades: se sua equipe desenvolve algum tipo de tarefa que não é o foco da empresa você pode pensar na opção de terceirarizar esse trabalho. Como exemplo existem os serviços de limpeza, centrais de atendimento, entre outros. Verifique o que fica mais barato para você.

 

5 - Otimize o atendimento: faça atendimentos por telefone, redes sociais e e-mail. Procure formas mais baratas de atender o seu cliente sem perder a qualidade.

 

6 - Negocie com fornecedores: procure negociar com seus fornecedores ou até mesmo pesquise outros que possam oferecer os mesmos produtos de qualidade. Eles também precisam vender e é nessas horas que você conhece os melhores parceiros.

 

7 - Estude e incentive seus funcionários: é preciso se atualizar sempre. Por isso busque cursos de capacitação, leia livros sobre empreendedores e desenvolva outras atividades que podem te dar ideias de como reduzir os custos e até mesmo aumentar a lucratividade e incentive seus colaboradores a fazerem o mesmo. Quem sabe uma boa ideia para tornar o processo mais barato não vem daí?



COMENTÁRIOS